Início » News » 07 de abril – Dia do Jornalista – Especial Jornalismo Literário

07 de abril – Dia do Jornalista – Especial Jornalismo Literário

| Última alteração: 08/04/2021 |

Criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Dia do Jornalismo foi uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante ícone na luta pelo fim da monarquia portuguesa e a Independência do Brasil.

Médico e jornalista, Giovanni Badaró foi assassinado por inimigos políticos no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo. A comoção por seu assassinato levou a um forte movimento popular que fez D. Pedro I abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando a coroa para seu filho D. Pedro II, de apenas 14 anos de idade.

Mas só foi só em 1931, cem anos depois, que o dia 7 de abril se consolidou oficialmente como o Dia do Jornalista.

Jornalismo Literário

Este tipo de jornalismo, também conhecido como Novo Jornalismo ou Literatura não-ficcional, surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos, nas grandes reportagens de autores como Truman Capote, Tom Wolfe, Norman Mailer e Gay Talese. Com textos que uniam o jornalístico informativo à narrativa literária.

Enquanto o jornalismo retratava sempre um fato da realidade, a literatura era mais como a soma da realidade com a ficção. Na mistura de ambos surgiu o Jornalismo Literário.

Em síntese o Jornalismo Literário tem a missão de informar, preservando a essência jornalística, porém com uma estrutura narrativa mais elaborada e com mais aprofundamento de conteúdo.

As principais características desse gênero estão a subjetividade, com uma elaboração mais caprichada do texto, fugindo o Lide tão comum dos noticiários e a produção de reportagens mais aprofundadas, cheias de detalhes, com um foco especial na humanização dos personagens envolvidos nas histórias.

Jornalismo literário no Brasil

Por aqui o jornalismo literário também marcou a década de 1960, especialmente no Jornal da Tarde e na Revista Realidade. José Hamilton Ribeiro era um dos principais jornalistas brasileiros que escreviam para a Realidade e publicou 15 livros de suas reportagens, seguindo este estilo. O profissional nasceu em 1º de agosto de 1935, em Santa Rosa de Viterbo, em São Paulo, e atualmente é repórter e editor do programa Globo Rural, da TV Globo.

José Hamilton Ribeiro

Outro grande precursor, foi o jornalista Joel Silveira com 40 obras publicadas, o profissional ganhou o Prêmio Machado de Assis, o principal da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1998. Ele conquistou ainda os prêmios Esso, Jabuti e Golfinho de Ouro. Joel Silveira morreu, aos 88 anos, no dia 15 de agosto de 2007.

Joel Silveira

Aproveito também para mostrar parte do meu trabalho como jornalista literário em “As Pessoas e as Corridas de Aventura”, publicada em julho de 2001, pela extinta revista Nez Adventure.

Texto e fotos: Tadeu Loppara
Texto e fotos: Tadeu Loppara
Texto e fotos: Tadeu Loppara

Mais sobre o autor: Tadeu Loppara.

Espalhe Seu Amor Pela Arte!

2 comentários em “07 de abril – Dia do Jornalista – Especial Jornalismo Literário”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *