Início » News » Reciclagem de Livros

Reciclagem de Livros

| Última alteração: 10/06/2021 |

No mês do Dia Mundial do Meio Ambiente, nada melhor do que falar de reciclagem e, melhor ainda, de reciclagem de livros.

Mas afinal livro é reciclável?

Muitas pessoas pensam que o livro é totalmente reciclável, porém a maior parte dos livros não pode ser reciclada. Isso acontece porque a cola usada para prender as páginas inviabiliza o processo, devido aos seus resíduos químicos. Apesar disso, os livros danificados podem ser sim colocados para reciclagem se separarmos antes o papel (folhas) da parte com a cola. Você só vai ter um trabalho a mais. Mas pense que o meio ambiente agradece e o nosso futuro neste planeta também.

Além disso, os livros em bom estado que não usamos mais, ou que estão esquecidos na nossa estante, merecem um uso melhor do que simplesmente acumular pó.

Doar é uma ótima opção e essencial à muitas pessoas que não tem oportunidade de adquirir livros. Muitas pessoas estão praticando o desapego e doando. Afinal os livros foram feitos para serem lidos e não ostentar volume na sua biblioteca particular. Às vezes é difícil se desfazer dos seus amiguinhos, mas lembrem-se que eles podem fazer a felicidade de outras pessoas.

Para Quem Doar

Mas para quem doar? A instituição é de confiança? Meus livros serão realmente lidos? Todas as bibliotecas recebem livros?

São boas perguntas e para que você tenha certeza que a sua doação será de verdade útil é preciso se informar antes. E não seja preguiçoso, na sua cidade, por menor que ela seja tem algum lugar, instituição, escola ou biblioteca que vai aceitar o seu livro usado, (é só dar um Google) (muitas das instituições até pegam os seus livros em casa) e pode ter certeza que sua atitude além de ajudar a incentivar a leitura, será muito útil a alguém menos favorecido.

Lembrem-se que revistas semanais ou de atualidades, livros didáticos, apostilas de cursinho vestibular ou de idiomas, enciclopédias desatualizadas, livros técnicos antigos e desatualizados, livros e gibis riscados, rasgados e manchados, que já não servem para consulta ou leitura, só podem ser aproveitados para reciclagem.

Mesmo para recortes em atividades educacionais e lúdicas, não são todas as escolas e bibliotecas comunitárias que utilizam ou aceitam as revistas semanais usadas. Além disso, se você achar um lugar que aceite esse tipo de doação, você tem que verificar primeiro se o material é seguro e aconselhável para uso das crianças (se não contém imagens improprias por exemplo). 

Quer saber onde enviar materiais para reciclagem na sua cidade e estado:www.rotadareciclagem.com.br

Mais sobre o autor: Tadeu Loppara.

Espalhe Seu Amor Pela Arte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *